Sobre devaneios, divagações e universos pararelos

Sobre devaneios, divagações e universos pararelos

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Saber Ouvir


Sinto que a capacidade de saber ouvir está cada vez mais distante das pessoas. Seus ouvidos estão impregnados do barulho e agitação das grandes cidades, captando sons de carros, pessoas falando sem parar, indo e vindo apressadas, sem tempo pra nada. Estão perdendo esse sentido fascinante que é ouvir, ouvir o canto dos pássaros, ouvir o barulho do mar, sons que só a natureza é capaz de proporcionar com tanta delicadeza e que transmitem uma paz incomum. Saber ouvir também aqueles mais idosos, que tantas experiências têm pra compartilhar e tanto tem a nos ensinar. Ouvir os pais, os amigos e professores. Ao invés disso, se acham muito espertos, que sabem tudo e que não precisam que ninguém opine em suas vidas. Dão mais valor as coisas supérfluas e esquecem o essencial. Renegando ensinamentos de valor inestimável.

Não sou de falar muito, prefiro escutar mais, tenho aprendido bastante ouvindo e sei que muito mais aprenderei, pois acredito que nossa sabedoria e conhecimento devem ser construído por nós próprios, cada qual como achar melhor e de acordo com suas experiências de vida. Entretanto, acredito que grande parte desse aprendizado perpassa por todo um conjunto de saberes, uma colcha de retalhos que se vai juntando um pouquinho do que cada um tem a nos oferecer.

Portando, antes de sair por aí falando o que vem na cabeça que tal ouvir um pouco? Um bom falante, antes de tudo deve ser um bom ouvinte.

Tem uma parte de um texto judaico que cabe perfeitamente aqui, diz assim: "Na procura de conhecimentos, o primeiro passo é o silêncio, o segundo ouvir, o terceiro relembrar, o quarto praticar e o quinto ensinar aos outros"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pitaco