Sobre devaneios, divagações e universos pararelos

Sobre devaneios, divagações e universos pararelos

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ilha das flores


Lembrei desse vídeo que vi em uma aula de sociologia e gostaria de compartilhar com vocês... Pelo título a gente pensa ser uma coisa bem bonita né? Ilhas das flores, mas a realidade é outra totalmente diferente. Não há nada de flores. Muito pelo contrário, o que se vê é um descaso absurdo com a vida humana. E quando vejo algo desse tipo sou tomada por um sentimento de impotência misturado com revolta. 
Muito tem se falado da pobreza na áfrica, das desigualdades sociais, "da falta de alimentos", enfim, vários problemas que assolam a sociedade. Mas fica só nisso, ninguém faz absolutamente nada. Para muitos já está ficando meio que "comum", muitos estão perdendo a capacidade de se sensibilizar com o sofrimento do outro(chamaria isso de atrofiamento das emoções). Estão muito bem acomodados em suas bolhas, seus mundinhos artificiais.

O que você me diz dessa imagem? Não sente nada ao vê-la? Acha que é algo muito distante e que você não tem nada a ver? Ou ainda é capaz de se emocionar? Digo isso, pois para muitos não passa de um imagem qualquer. E não precisa eu dizer nada sobre a imagem, pois ela já fala por si própria.



Aos que ainda são capazes de sentir uma inquietação, um desejo de mudança, uma aperto no coração, meus parabéns, suas emoções ainda estão 'ativadas'.

Mas falar aqui não irá resolver nada. Ou então milhares de noticiários estampados em todos os lugares. Todo mundo já sabe do problema. É hora de falar em melhorias, quem sabe todo mundo falando e principalmente cobrando algum dia melhore né? 
Enquanto isso não chega só nos resta REZAR por esses seres , vítimas de um contexto social que se estabeleceu através da negação e do descaso. Que assim como nós, são providos de sentimentos, possuem sonhos e desejos e que no mínimo devem ser respeitados. 

P.S.1: Gostaria de saber como está atualmente a ilha das flores, pois o documentário é de 1989 (ano que nasci). Vou pesquisar aqui, se alguém souber me avise.

P.S.2: Ao ver situações como essas, percebemos o quanto somos abençoados. O quanto devemos agradecer, agradecer e agradecer. O quanto muitas vezes nos prendemos a problemas tão mesquinos e deixamos passar coisas simples e essenciais. E o quanto reclamamos muitas vezes sem necessidade.

Um comentário:

  1. Não se distanciar dos sofrimentos de quem busca o nosso serviço é o segredo para saber como lidar com as limitações alheias (e as nossas próprias).
    Gosto muito das preocupações que você exprime.

    ResponderExcluir

Pitaco